Primeiro candidato ao governo de SC assina compromisso pela manutenção da Celesc pública

É uma prática da Intercel há muitos anos em período de eleição para cargos na majoritária estadual os sindicatos procurarem os postulantes ao governo de Santa Catarina buscando deles, independente de ideologia política, o compromisso com a manutenção da Celesc Pública. A divulgação daqueles e daquelas que assinam este compromisso é feita através das redes sociais dos sindicatos e também pelo Linha Viva.


Nesta terça-feira, dia 16, dirigentes dos sindicatos que compõem a Intercel, em conjunto com o Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc, Paulo Horn, receberam a primeira assinatura na carta compromisso em defesa da Celesc Pública. A carta é deliberação dos trabalhadores no 11° Congresso dos Empregados da Celesc, que manteve a orientação às entidades sindicais e ao Conselheiro eleito para que procurem os candidatos ao Governo do Estado e firmem compromisso de luta contra a privatização. Por intermédio do deputado estadual Fabiano da Luz (PT), os dirigentes sindicais e o conselheiro se reuniram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com a chapa composta por Décio Lima (PT) e Bia Vargas (PSB) que disputará o pleito ao governo do estado. Participaram, também, o candidato ao Senado, Dário Berger (PSB), seu suplente, José Fritsch (PT), e candidaturas da chapa proporcional.


Paulo Horn lembrou da importância da defesa da Celesc Pública, para as políticas públicas e o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina, ressaltando que a Celesc foi eleita, recentemente, pela própria população, a terceira melhor distribuidora de energia do Brasil e a melhor da região Sul, o que prova que uma empresa pública atende a sociedade com mais qualidade do que uma empresa privada.


Décio Lima assinou a carta compromisso em defesa da Celesc Pública, ressaltando que a manutenção do setor elétrico sob controle estatal é questão de soberania nacional e que, se eleito, a Celesc não será privatizada. Os sindicatos da Intercel e o Representante dos Empregados no Conselho de Administração continuarão a procura dos candidatos ao governo do estado para que estes firmem compromisso contra a privatização do patrimônio público catarinense.


Dirigentes do Sinergia, também presentes no ato, aproveitaram a ocasião para buscar as assinaturas dos candidatos ao Manifesto pela Reestatização da Eletrobras, reafirmando a importância da defesa da soberania nacional, como estratégia de desenvolvimento para o País.

Fonte: Jornal Linha Viva Nº 1545 de 18 de agosto de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *