Primeira rodada de negociação do ACT da Celesc acontece nesta sexta-feira

Após dois anos com Assembleias Regionais e Estadual on line, por conta da pandemia da Covid-19, celesquianas e celesquianos de todo o estado participaram em peso neste ano da construção da Pauta de Reivindicações da categoria. Tanto as Assembleias Regionais como a Assembleia Estadual foram presenciais e tiveram uma participação significativa de trabalhadores, demonstrando o interesse da categoria na construção de seus direitos e na luta coletiva.


A Pauta de Reivindicações amplamente debatida ao longo de dois meses foi entregue no último dia 12 de agosto em mãos ao presidente da companhia, Cleicio Poleto Martins, e demais diretores da Celesc. A primeira rodada de negociação está agendada para amanhã, sexta-feira.


A expectativa da categoria é grande para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano. A empresa vem batendo suas metas ano a ano e vem registrando recorde de lucros, mesmo em meio a um cenário turbulento de pandemia e incertezas políticas. Mais que isso, os trabalhadores da Celesc conquistaram para a empresa, no último mês, aquilo que a imprensa considera o “oscar da qualidade dos serviços” entre as distribuidoras de energia elétrica: a companhia recebeu o prêmio ANEEL de qualidade de serviço, ficando classificada como a melhor distribuidora de energia elétrica do Sul do Brasil e a terceira melhor no ranking nacional, competindo com outras concessionárias públicas e privadas. A avaliação é feita pelo próprio consumidor. Em entrevistas dadas a jornais locais no mês passado, o presidente Cleicio fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela categoria. Durante a entrega da Pauta de Reivindicações, no dia 12, o presidente da Celesc também enalteceu a rapidez com que a categoria restabeleceu o sistema de energia após a passagem de um ciclone na primeira semana de agosto, em Santa Catarina.


As negociações do Acordo Coletivo de Trabalho são o momento certo para que esse reconhecimento aos trabalhadores e às trabalhadoras deixe de ser apenas discurso. É preciso que o elogio, que o reconhecimento público à dedicação da categoria se torne efetivo, se torne realidade, oferecendo aos trabalhadores um ACT digno, com direitos básicos respeitados e com salários e benefícios reajustados de forma a reconhecer todo esse empenho e dedicação. É o mínimo que a categoria espera e merece da atual diretoria da Celesc.

Fonte: Jornal Linha Viva Nº 1546 de 25 de agosto de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *