Governador do Paraná, Ratinho Júnior, anuncia oferta de ações para privatizar Copel

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) comunicou ao Diretor Presidente da Copel – companhia de economia mista de energia elétrica do Paraná, equivalente à Celesc – que tem a intenção de transformar a empresa “em companhia de capital disperso e sem acionista controlador (Corporação), transformação essa a ser realizada envolvendo oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias e/ou certificados de depósito de ações (units) de emissão da Companhia (‘Operação’)”. Na prática, o governador Ratinho Júnior pretende privatizar a companhia, sob a alegação de buscar “recursos financeiros para suprir necessidades de investimento do Estado do Paraná, bem como a valorização de suas ações remanescentes detidas na Copel”.


A decisão é vista pelos sindicatos da Intercel e da Intersul com bastante preocupação. A Copel tem sido muito bem avaliada pelos consumidores nos últimos anos, juntamente com a Cemig (MG) e a Celesc – as três, não privatizadas -, sempre figurando entre as cinco melhores companhias de energia do País. A tentativa de privatizar a empresa pode gerar recursos para o estado, mas penaliza duramente a população, já que todas as concessionárias de energia que foram privatizadas nos últimos anos registraram uma queda significativa de qualidade na prestação dos serviços, na avaliação dos consumidores.


A Intercel e a Intersul são solidárias com os trabalhadores da Copel e se colocam à disposição para ajudar na luta contra a entrega do patrimônio público ao capital privado. Espera-se que o governador Ratinho Júnior, que foi reeleito no pleito de outubro deste ano com ampla margem de votos, reveja a decisão.

Fonte: Jornal Linha Viva Nº 1558 de 24 de novembro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *