O lançamento da nona edição do concurso literário “Conto e poesia” que aconteceu na Fundação Cultural Badesc, na sexta-feira (10), foi um momento poético e um espaço de encontro de escritores e poetas. A compositora Tatiana Cobett acompanhada do músico Marcoliva abriram o evento com músicas autorais e uma apresentação performática. Júlia Maris e Dinovaldo Gilioli da comissão organizadora contaram a história do concurso feito pelo Sinergia há 25 anos.

 

Concebido em 1992 com o objetivo de estimular a produção e difusão da literatura produzida em Santa Catarina, o concurso “Conto e Poesia”, promovido pelo Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis – Sinergia, comemora nesse ano a sua nona edição. Nesses 25 anos, o concurso contou com a participação de 2322 pessoas e de 6230 trabalhos inscritos, de todas as regiões do estado.

Essa edição contou com 166 participantes totalizando 456 trabalhos inscritos, pessoas jovens como Matheus Alves, que teve sua primeira publicação impressa em livro através do concurso e uma veterana Ivonita Di Concílio, de 79 anos, que acredita que iniciativas como essa são fundamentais para divulgação da cultura local. A comissão selecionadora na categoria Poesias foi composta por Marco Vasques, Anacreonte Fonjic e Raquel Wandelli, na categoria Contos participaram Amilcar Neves, Elaine Tavares e Paulino