Sinergia: 60 anos de luta em defesa dos eletricitários e eletricitárias

Quando setembro vier, junto com a primavera, virá também o aniversário do Sinergia, que estará em festa. É que o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia) celebra em 2021 seis décadas de história na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico e por uma sociedade onde todos possam viver com justiça e dignidade.

O dicionário “Novíssimo Aulete” define “Sinergia” como uma ação conjunta de vários agentes visando a um resultado melhor do que o de ações isoladas. É também coesão e solidariedade de um grupo, sociedade, etc. em torno de objetivos comuns. É justamente isso que faz o Sinergia na luta coletiva defendendo esses princípios que literalmente dão a energia necessária para realizar o trabalho sindical.

Fundado em 27 de setembro de 1961, o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia) é uma entidade sem fins econômicos, que tem por objetivo a defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais dos eletricitários e eletricitárias. Suas ações procuram estabelecer condições justas de trabalho para toda a categoria. E ao longo desses 60 anos tem atuado em direção a esse horizonte.

Mas, um sindicato classista não está voltado unicamente para sua categoria. Ele se abre para as demais lutas dos trabalhadores e para as grandes batalhas nacionais. E essa é a prática do Sinergia nesses anos todos. Uma atuação independente, autônoma, com consciência de classe. Uma olhada para as ações de luta do Sinergia ao longo dessas seis décadas, e isso fica bem claro. Suas greves históricas, as greves de fome, as ocupações dos espaços em luta por vida digna, sua ação cultural, abrindo-se para outros aspectos da vida do trabalhador, saindo assim da alienação do trabalho.

Também podemos ver a presença constante do Sinergia nas greves gerais, nos movimentos de trabalhadores que reivindicam os mesmos princípios, no apoio aos trabalhadores sem-terra, sem-teto, os atingidos por barragens, aos informais, no apoio à cultura local e nacional. Foi fundamental a participação do Sindicato nas ações do MUCAP – Movimento Unificado contra a Privatização, nos anos 1990, circulando pelo estado todo, discutindo com a população a importância do patrimônio nacional.

Onde um trabalhador é aviltado, lá está o Sinergia. Um compromisso com a luta e com a emancipação humana!

Agora, nesse ano de 2021, o Sinergia completa 60 anos de existência e pretende recordar (voltar ao coração) as ações do Sindicato na política e na cultura do Estado, especialmente na capital catarinense.

E, além de lembrar a história coletiva de lutas, o Sinergia vai também homenagear os trabalhadores e trabalhadoras da Celesc, Eletrosul, Tractebel, Cerej, ONS., Baesa e Enercan, Tractebel e Engie, Statkraft, Foz do Chapecó e toda sua base territorial que compreende os municípios de Florianópolis, Biguaçu, Tijucas, São José, Palhoça, São João Batista, Nova Trento, Governador Celso Ramos, Angelina, Canelinha, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Major Gercino, Rancho Queimado e São Pedro de Alcântara. Gente de luta que, no seu dia a dia constrói e defende as empresas que são patrimônio e conquistas da população catarinense.

Todo esse material está sendo divulgado no site do Sinergia, na página do Sindicato no FacebookInstagram Youtube. Através de uma série de publicações e materiais multimídia vamos viajar pelo tempo e fazer a devida homenagem a essa longa história de luta, lembrando os principais momentos. Vamos contar essa história rica em ação e projetos que contribuíram ao longo desses 60 anos para a melhoria da vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em breve, acompanhe no menu abaixo, os principais acontecimentos que envolveram o Sinergia ao longo de cada uma das 6 décadas de história.