Sinergia: 60 anos de luta em defesa dos eletricitários e eletricitárias

DÉCADA DE 1960

A Década de 60 foi um período de ebulição no país, que vivia uma fase de investimentos em infraestrutura e foi marcada pelo surgimento do atual Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região – Sinergia. Nos anos 60, os eletricitários ainda eram uma categoria em formação. E passariam por um triste período da história brasileira: o início da Ditadura Militar, instaurada em 1 de abril de 1964, que durou até 15 de março de 1985. Os trabalhadores sofriam repressão e eram impedidos de negociar e atuar em defesa dos seus direitos.

No campo, as ligas camponesas em luta. Na cidade, os trabalhadores urbanos se organizando. O setor de energia começava a expandir para todos os cantos e a categoria dos eletricitários crescia. Em Florianópolis, a organização desses trabalhadores se fortaleceu em setembro de 1960, com a criação da Associação dos Trabalhadores na Indústria de Energia Hidro e Termoelétrica de Florianópolis, que ganhou carta sindical um ano depois.

E é esse setembro de 1961 que marca o nascimento do Sindicato dos Trabalhadores de Florianópolis e Região, representando os trabalhadores da ELFA (Empresa de Luz e Força). A entidade, que, no começo, tinha um caráter assistencialista, buscava organizar a categoria para brigar pelos salários e outros direitos. No estado, a economia crescia amparada na indústria têxtil, de alimentos e metal mecânica. A energia era estratégica e os trabalhadores sabiam disso, daí as lutas salariais serem sempre muito duras.

Em 1963, a Celesc – que já existia desde 1955 – incorpora as pequenas empresas de energia do Estado e isso obriga o sindicato a lutar por um plano de carreira unificado, já que os trabalhadores vinham de realidades muito diferenciadas. Essa seria uma batalha de anos. O golpe civil/militar de 1964 colocaria um freio na organização e nas batalhas coletivas dos trabalhadores, até porque os salários já não passavam mais por negociação. Tudo era decidido arbitrariamente.

Ainda assim, os eletricitários seguiram organizados junto ao Sindicato, com o trabalho assistencial e o trabalho de base. Articulando e pensando estratégias, que nas próximas décadas mudarão o caráter assistencialista, tornando o Sinergia um Sindicato cidadão. Mas é na década de 60 que essas sementes de lutas são plantadas e passam a crescer e dar frutos à luta dos eletricitários.