NOVO ACORDO COLETIVO DA CELESC JÁ ESTÁ EM VIGÊNCIA DESDE 1° DE OUTUBRO
Na última quinta-feira, 26 de setembro, sindicatos da Intercel e a Diretoria da Celesc se reuniram para assinar o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 dos empregados da empresa. A reunião ocorreu após oito rodadas de negociação e a mobilização da categoria eletricitária para que fosse possível avançar em direitos.
Tanto a representação da Intercel como os diretores da Celesc presentes destacaram os debates respeitosos em mesa, com números bem fundamentados e o histórico e o sentido de cada uma das cláusulas que compõem o Acordo Coletivo.
A Coordenadora da Intercel, Caroline Borba, em entrevista para o Linha Viva, destacou alguns dos avanços registrados com a luta incansável da categoria e dos sindicatos: “Sem dúvida nenhuma, a principal cláusula conquistada foi a garantia de emprego por mais um ano. É o carro chefe de todas as negociações”. Caroline reforça que graças à paralisação e a greve que mobilizou celesquianas e celes quianos de todas as regiões do estado, “conseguimos o reajuste do vale alimentação de quase 10%, o avanço de mais uma licença prêmio – passando de seis para sete -, o crescimento do montante destinado pela empresa para o auxílio–estudante em R$ 100.000,00, o aumento do auxílio-funeral acima da inflação, além do abono de fechamento de Acordo em vale-refeição, que não estava previsto até o momento de deflagração da greve pela categoria. Parabéns a todos os colegas que se mobilizaram. Os avanços só vieram por conta da disposição de luta desses colegas!”.
A avaliação da Intercel é que foi uma vitória a renovação do Acordo Coletivo na íntegra com alguns avanços, num cenário em que outras categorias no estado tiveram perdas nas negociações deste ano.
O Acordo Coletivo na Celesc tem vigência a partir de 1° de outubro.