Notícias
Engie faz proposta para PLR 2020
Engie PLR – exercício 2020
NOVA PROPOSTA
A Engie apresentou na reunião de negociação virtual que aconteceu dia 10/08, uma nova proposta para o acordo da PLR referente ao exercício 2020.
Na nova redação, a empresa atende parcialmente o item “Adiantamento” ao aceitar o valor proposto de R$ 2.000,00 e o estabelecimento no acordo da garantia de pagamento em janeiro, caso o EBITDA alcance 60% do valor estabelecido na V1 de 2020. Lembrando que a V1 é a versão 1 do orçamento da empresa para 2020. A empresa não aceita alterar a forma de desconto do adiantamento, conforme proposto pela Intersul.
Em sua nova proposta a empresa aceita pagar, integralmente, a PLR nos casos de afastamentos por maternidade ou paternidade.
Por outro lado, aceita pagar o valor integral da PLR do exercício 2020, aos/as empregados/as afastados por doença ou acidente de trabalho, condicionado a redução dos valores nos exercícios seguintes, conforme regras a serem estabelecidas no acordo e que serão apresentadas nas assembleias. A mesma regra se aplica aos empregados cedidos ou liberados.
Essa regra discriminatória e desprovida de “humanidade” não estava prevista na primeira proposta da empresa enviada à Intersul. Seria uma retaliação ao fato de a Intersul ter encaminhado uma contraproposta buscando “aperfeiçoar” o atual modelo, com base nas sugestões dos/as empregados/as?
A nova proposta não abre nenhum espaço de negociação de temas importantes como o ajuste do POOL (reflexo negativo do gasto superior em função da alavancagem – 8,49%), dos EXPURGOS (situações não previstas que impactam negativamente no cumprimento das Metas) e os REFLEXOS DO COVID-19 nos resultados da Engie. Estes itens foram propostos pela Intersul com base nas expectativas dos/as empregados/as.
A Intersul vai analisar a nova proposta da empresa e suas consequências presentes e futuras, bem como discutir os encaminhamentos necessários.
Fique atento ao próximo boletim.