Frente parlamentar mista em defesa da reestatização da Eletrobras é criada em Brasília

Trabalhadoras e trabalhadores, lideranças de movimentos sociais e parlamentares de diversos estados do Brasil participaram, na noite de quarta-feira, 22 de março, do Lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Reestatização da Eletrobras. O ato de lançamento aconteceu no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O requerimento de criação da Frente foi assinado pelo deputado federal Alencar Santana (PT/SP), um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara, e pela deputadafederal Erika Kokay (PT/DF). O objetivo, descrito no requerimento, é ampliar a discussão sobre a retomada do controle acionário da empresa pelo governo federal e garantir ao povo brasileiro segurança energética.


Nas últimas semanas, eletricitárias e eletricitários representantes de entidades que fazem parte do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) passaram em Brasília visitando cada um dos 513 gabinetes de deputados e deputadas federais e dos 81 senadores e senadoras, independente de partido político ou ideologia. Uma força tarefa foi criada na semana passada, com a vinda de outros dirigentes sindicais para reforçar os pedidos e garantir o número mínimo de assinaturas para criação da Frente (pelo menos 200 parlamentares já assinaram o documento até a finalização desta edição). De Santa Catarina, apenas os deputados federais Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT) assinaram o documento. Mas o CNE segue dialogando com outros parlamentes e pelo menos um senador e outros dois deputados federais catarinenses sinalizaram que assinarão o documento nos próximos dias. No ato de lançamento, no dia 22, pelo menos vinte parlamentares passaram pela cerimônia, registrando presença, discursando demonstrando apoio à Frente. São eles: Reimont (PT/RJ), Lindbergh Farias (PT/RJ), Odair Cunha (PT/MG), Patrus Ananias (PT/MG), Leonidas Cristino (PDT/CE), Elton Welter (PT/PR), Elvino Bonh Gass (PT/RS), Rogério Correia (PT/MG), Samia Bomfim (PSOL/SP), Ivan Valente (PSOL/SP), Glauber Braga (PSOL/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ), Érika Kokay (PT/DF), Alencar Santana (PT/SP), Pedro Uczai (PT/SC), João Daniel (PT/SE) e Fernando Mineiro (PT/RN).


Presente na mesa de lançamento da Frente, o deputado federal Pedro Uczai disse que a meta, com a criação dessa Frente, é “fazer do Congresso Nacional o palco da luta para conquista da vitória, que é a reestatização da Eletobras”. E que contraditoriamente, está vivenciando junto com a categoria o processo da derrota: “nós sofremos a derrota com a privatização da Eletrobras. A engenharia que eles montaram permitiu com velocidade a privatização da Eletrobras, mas, por outro lado, quem sabe, essa rapidez da engenharia deles, nos dê a oportunidade – diferente de outras privatizações -, da reestatização”.


Nos próximos dias, os parlamentares que coordenam a Frente se reunirão para lançar um plano de trabalho, uma agenda de tarefas e um calendário objetivando acelerar o processo de retomada da empresa. Confira no quadro ao lado uma entrevista com o dirigente do Sinergia Tiago Bitencourt Vergara, que esteve em Brasília nas últimas semanas representando a Intersul e o CNE na construção e articulação da Frente.

Fonte: Jornal Linha Viva Nº 1574 de 30 de março de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *