Empregados buscaram sindicato denunciando situação de vulnerabilidade e precarização de direitos
Em assembleia realizada na segunda-feira, dia 26, com trabalhadores e trabalhadoras da empresa Setup, o Sinergia assumiu a representação da categoria nas negociações com a direção da empresa.
O contato inicial com o sindicato foi feito por trabalhadores insatisfeitos com as condições de trabalho, supostas diferenças salariais entre empregados com a mesma função e tempo de empresa, o valor do ticket alimentação, ausência de um plano de saúde digno e outras situações que serão avaliadas em detalhes pelo sindicato.
Na semana passada os trabalhadores paralisaram as atividades em parte do dia por duas vezes, como forma de protesto, mas não estavam amparados com apoio de um sindicato. Diante da insegurança do quadro, buscaram a direção do Sinergia para que pudessem organizar a luta e fazer a representação legal nas negociações com a empresa.
Na assembleia desta segunda-feira, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a representação pelo Sinergia e fizeram outras reivindicações. Diversos trabalhadores se filiaram à entidade durante a assembleia.
O Sinergia fez contato com a Setup e confirmou presença no dia 10 de setembro na primeira reunião de negociação. De acordo com o diretor de Saúde do sindi cato, Mário Jorge Maia, o Marinho, “como dirigentes sindicais, temos a obrigação de sermos solidários quando somos chamados a organizar a luta contra a exploração e a precarização da relação de trabalho. Com certeza esses trabalhadores e trabalhadoras terão o apoio do Sinergia”.
A Setup é uma das empresas terceirizadas que prestam serviços para a Celesc na Grande Florianópolis.