Em Assembleia Geral Extraordinária com a categoria eletricitária nessa segunda-feira, dia 16, foi referendada a decisão da retomada da filiação do Sinergia à Central Única dos Trabalhadores (CUT). O debate e aprovação da abertura das negociações para o retorno à Central foram realizados no 5° Congresso do Sinergia, em dezembro de 2023.
O Coordenador Geral do Sinergia, Tiago Vergara, celebrou o retorno à entidade: “mais do que nunca, com todos os ataques à Eletrobras e os ataques que tendem a se intensificar ao caráter público da Celesc, é necessário termos a força da CUT ao nosso lado”. Presente na Assembleia, a Presidenta da CUT/SC, Anna Júlia Rodrigues, se emocionou no ato: “o retorno do Sinergia foi muito costurado e desejado pelo saudoso companheiro Jacir Zimmer [ex-Secretário de Assuntos Jurídicos da CUT, falecido em 2021], desde que assumimos a CUT estadual. Com certeza ele está feliz celebrando esse momento”.
Anna Julia deu as boas-vindas à categoria eletricitária, colocou a Central à disposição para todas as lutas e lembrou que a CUT sempre esteve presente nas lutas da categoria eletricitária: “sempre que os dirigentes do Sinergia nos chamaram para greves e atos, a CUT esteve presente. Precisamos agora unificar as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras, resistir aos ataques e construir a unidade”.