Fechado o Acordo de PLR 2024 da Eletrobras

ACT Banco de Horas também é formalizado e assinado nos primeiros dias de 2025

Apesar do recesso de final de ano na maioria dos sindicatos, as atividades dos dirigentes não cessaram por completo. Devido à relevância de ter um Termo de Pactuação da PLR 2024 assinado ainda dentro do exercício, os sindicatos que compõem o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) concluíram as negociações e realizaram assembleias deliberativas nas últimas semanas do ano. No dia 27 de dezembro, todos os sindicatos que compõem a Intersul já haviam realizado as assembleias, aprovado o Termo de Pactuação e assinado o Acordo referente à PLR 2024 das pessoas trabalhadoras da CGT Eletrosul.

 O Acordo fechado é similar ao Acordo do ano anterior (2023), está condicionado ao lucro consolidado e a distribuição de dividendos pela Eletrobras. O “valor alvo” de pagamento foi mantido em 2 remunerações, variando de acordo com o percentual de atingimento das metas, podendo o pagamento efetivo chegar a até 2,6 folhas salariais. A estimativa dos dirigentes sindicais, baseada na verificação dos indicadores que compõem as metas empresariais, é de que o valor da PLR 2024 seja ligeiramente superior ao que foi pago pela PLR 2023. A pressão dos dirigentes sindicais também conseguiu restabelecer o piso mínimo de R$ 15 mil que a Eletrobras pretendia excluir, favorecendo, assim, os menores salários, e também manter o teto de R$ 50 mil que a empresa pretendia reduzir.

Uma das poucas mudanças em relação ao ano anterior foi exatamente a substituição de alguns indicadores. Os indicadores alterados foram sugeridos pela Eletrobras e cuidadosamente examinados pelos dirigentes sindicais que participaram da negociação, a fim de garantir que nenhum indicador que tivesse aparecido de “última hora” pudesse afetar de forma negativa as metas e, eventualmente, reduzir o montante de PLR a ser distribuído.

 Além destas mudanças, outra alteração importante em relação às PLRs anteriores, foi que nesta negociação encerrada no final de 2024 ficou pré-estabelecida a data de pagamento. Conforme acordado, 80% da PLR 2024 será antecipada aos trabalhadores até maio de 2025, e o restante será pago até agosto do mesmo ano. Já a PLR 2025, a ser paga em 2026, terá o processo negocial iniciado ainda no primeiro trimestre de 2025. Esta foi uma exigência dos sindicatos e foi também o compromisso assumido pela Eletrobras, para evitar que o Acordo de 2025 se arraste até o fim do ano, como ocorreu em 2024.

 E para não deixar passar em branco o início do ano novo, nos primeiros dias úteis os dirigentes sindicais da Intersul concluíram a negociação e também assinaram o ACT Banco de Horas 2024/2025, que estava pendente de assinatura desde maio de 2024, quando expirou a vigência do ACT anterior. Embora os termos do Acordo estivessem sendo cumpridos desde o final da sua vigência, a formalização do ACT com sua assinatura é a garantia de que as pessoas trabalhadoras da CGT Eletrosul podem continuar a autogerenciar suas horas acumuladas no seu banco de horas até o limite de 40 horas, cumpridas as disposições do Acordo que foi reeditado exatamente como era o anterior que havia expirado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *