Evento cultural, promovido pelo Setorial Humanidades Floripa, mostrou iniciativas de arte, diversidade e inclusão
No dia 19 de novembro, o Sinergia participou do seminário “Leituras na Cidade”. Com o tema “Bibliotecas: da subsistência ao Protagonismo Político”, o evento, promovido pelo Setorial Humanidades Floripa, teve exposição de artes e de publicações de autores e editoras.
Representando o Sinergia, a Diretora de Cultura Caroline Camargo Borba exibiu algumas edições do Concurso Literário “Conto e Poesia”, Caroline comenta sobre a presença do sindicato: “O Sinergia participou do evento com a exposição dos dez livros publicados a partir do Concurso Conto e Poesia, que teve sua primeira edição em 1992. Em 2025 será lançada a décima primeira edição”.
Segundo a Diretora de Cultura, o Sinergia valoriza as ações culturais e entende que estas promovem a identidade, a educação, a conscientização, a diversidade e a inclusão da classe trabalhadora no circuito cultural da cidade, e que esse é um dos papéis deste sindicato.
Na mesa Bibliotecas: da subsistência ao protagonismo político, o evento contou com falas importantes de mulheres que trabalham pela promoção da leitura na cidade, além das mostras de um pouco das bibliotecas públicas e comunitárias que representam.
Ao fim da mesa foram apresentadas as metas da Setorial feitas na última pré-conferência de cultura e criados três grupos de trabalho para pensar, propor e cobrar políticas públicas voltadas para cada setor: bibliotecas, projetos de leitura e publicações.
Tivemos também exposição de cartazes de projetos, editoras e bibliotecas de Florianópolis, além de exposição de livros e publicações. Foi uma tarde linda para conhecer diversas iniciativas literárias de nossa região e juntar forças para termos melhores políticas públicas para nosso setor, que é tão vasto.