Rapidez com que consumidores tiveram energia restabelecida contrasta com a demora em estados onde a energia foi privatizada
O estado de Santa Catarina sofreu na semana passada mais uma catástrofe climática. Diversas áreas próximas ao litoral ficaram embaixo d’água após as chuvas que atingiram até 350mm em Florianópolis e no Vale do Rio Tijucas, de acordo com a Epagri/Ciram. Cidades como Balneário Camboriú, Brusque, Itajaí, Itapema, Canelinha, Palhoça e Governador Celso Ramos também foram atingidas. Entre os estragos computados, diversas famílias ficaram desalojadas por conta da água dentro de casa, houve deslizamentos de terra e até interdições de vias, como a BR 101 nos dois sentidos, no trecho de Biguaçu.
Apesar da situação extremamente caótica, que levou 13 municípios a declararem situação de emergência, a falta de luz por conta das chuvas não chamou a atenção da população. Mesmo com máxima lotação de turistas e visitantes em cidades como Palhoça, Florianópolis ou Governador Celso Ramos, a falta de energia atingiu menos de 20 mil consumidores na região – num universo de quase um milhão de pessoas. Além disso, outra marca que precisa ser registrada é o rápido restabelecimento da energia em diversos bairros, fruto da experiência, do preparo e da dedicação da categoria eletricitária em Santa Catarina.
Em situações semelhantes, em estados como São Paulo ou em Goiás, que tiveram a energia privatizada, a demora para restabelecer a energia levou mais de uma semana. Na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, a resposta foi bem mais rápida e dois dias depois da enchente a situação já estava praticamente normalizada. Alguns poucos trechos que tiveram deslizamentos de terra, abertura de crateras na pista e, ainda, onde só se chega de barco, a demora obviamente foi um pouco maior. Mas não a ponto de gerar insegurança e insatisfação demasiada aos consumidores.
Mais uma vez, a resposta rápida e eficiente à população numa situação de emergência demonstra a importância da manutenção da Celesc pública que, numa hora difícil como essa, não poupa esforços para bem atender a população catarinense. O atendimento de qualidade ao povo catarinense precisa continuar a ser a marca e o diferencial da Celesc.