Cerca de 300 celesquianos de diversas regiões do estado promoveram um ato na porta da reunião do Conselho, na Administração Central
A categoria eletricitária se reuniu na Administração Central na última quinta-feira, 18 de setembro, para protestar contra o projeto de reestruturação da Celesc, que estava pautado para ser debatido e votado pelo Conselho de Administração naquela data.
O ato, que contou com cerca de 300 celesquianas e celesquianos de todas as regiões de Santa Catarina, iniciou às nove horas no hall do prédio da Administração Central. Preocupados com a gravidade do projeto, que pretendia mudar de forma rápida e arbitrária competências de diretorias e abrir portas para a terceirização irrestrita da Celesc, os trabalhadores decidiram subir até o hall do quinto andar no prédio do Itacorubi para que fossem ouvidos pelo Conselho. Dirigentes sindicais e trabalhadores se revezaram nas falas, lembrando que o projeto tramitou de forma açodada, sem debate algum com a sociedade ou com a representação da categoria.






Cerca de duas horas após o início do ato, a Secretária de Governança do Conselho se dirigiu até o local onde os empregados protestavam e deu a notícia de que o projeto havia sido retirado de pauta naquela data. Os trabalhadores celebraram a notícia.
De acordo com o Coordenador da Intercel, Ailton Communello, a retirada de pauta da reunião do Conselho “foi considerada uma grande vitória da classe trabalhadora e não teria ocorrido sem a mobilização e participação dos celesquianos. Precisamos, contudo, permanecer atentos e mobilizados para qualquer nova movimentação nesse projeto. Se necessário, a categoria será novamente chamada para protestar”.