Trabalhadores da Engie têm nova intersindical

Uma intersindical é a associação de Sindicatos para defender objetivos e interesses comuns. Entre eles, os Acordos Coletivos. Além da defesa de objetivos comuns, a associação de Sindicatos em uma intersindical possibilita a racionalização de gastos nas atividades sindicais, bem como a contratação de assessorias técnicas que dão suporte nas negociações e em outras atividades de interesse dos empregados.


Com base nesse conceito, na década de 1980 foi criada a Intersul, entidade informal que reunia Sindicatos e associações dos estados do RS, SC, PR e MS, que, à época, representavam os empregados da Eletrosul. Com base na atual estrutura empresarial depois do processo de privatização iniciado em 1998 com a Gerasul e, mais recentemente, da própria Eletrosul, os dirigentes dos Sindicatos e Associações que compõem a Intersul definiram que a organização sindical dos empregados passa a ser por empresa e, para tanto, definiram a criação de uma nova Intersindical, denominada InterEngie. Agora os empregados da CGT Eletrosul continuam sendo representados pela Intersul e os empregados da Engie passam a ser representados pela InterEngie.


O principal motivo é a ampliação da abrangência da organização sindical, já que a Engie atua em âmbito nacional e a Intersul tem abrangência regional. Essa questão de organização e representação fará parte da ordem do dia das assembleias de pauta deste ano e será debatida com todos os empregados.

Fonte: Jornal Linha Viva Nº 1584 de 20 de julho de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *