Monthly Archives: abril 2024

Confira as ações organizadas para o Dia do Trabalhador em SC

A programação do estado conta com atos culturais, panfletagens e shows

Mais um 1º de maio está se aproximando e para marcar esta data histórica de luta da classe trabalhadora, ações estão sendo organizadas em diversos municípios de Santa Catarina com a participação dos sindicatos CUTistas. A programação do estado conta com atos culturais, panfletagens e shows.

O destaque é o ato cultural na Beira Mar de São José organizado pelos sindicatos CUTistas da Grande Florianópolis, em parceria com outras centrais sindicais, que contará com apresentações da banda Africatarina, do grupo de teatro Madalenas na Luta, de Boi de Mamão e do músico João de Paula. O evento acontecerá das 14h30 às 18h.

Sob o tema “Por um Brasil mais Justo”, o 1º de Maio destaca as pautas de luta por emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna.

Confira as atividades alusivas ao Dia do Trabalhador que acontecerão em Santa Catarina:

BLUMENAU – Feijoada dos Trabalhadores no dia 1º de maio, a partir das 11h, na Associação do Samae

CAÇADOR – 16º Baile do Trabalhador no dia 30 de abril, às 23h, no Clube 29

CHAPECÓ – Colocação de faixas, panfletagens nas agroindústrias e mutirão com conversa sobre o significado de ser trabalhador/a no contexto atual nas casas dos trabalhadores/as na região da EFAPI

CRICIÚMA – Atividades para as crianças no bairro Renascer no dia 1º de maio, às 15h, com cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce e muito mais

GRANDE FLORIANÓPOLIS – Ato com música, teatro e cultura na Beira Mar de São José no dia 1º de maio, das 14h30 às 18h, com banda Africatarina, grupo de teatro Madalenas na Luta, apresentação de Boi de Mamão e do músico João de Paula.

JOINVILLE – Panfletagens nos dias 29 e 30 de abril e Festa do Trabalhador no dia 1º de maio, na Recreativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, das 9h às 23h, com música ao vivo e torneio de futsal infantil

JARAGUÁ DO SUL – Panfletagem no Terminal Urbano no dia 30 de abril

SÃO MIGUEL DO OESTE –Mateada, shows regionais e atrações para as crianças no dia 1º de abril, a partir das 15h.

Informações: CUT/SC

Primeira rodada de negociação frustrante

ELETROBRAS TENTA “TERCEIRIZAR” NEGOCIAÇÃO E RETIRAR DIREITOS

Às vésperas da primeira rodada de negociação do ACT, trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras estavam na expectativa do que viria. Após encerrar o mês de março nas mídias de forma positiva, arrematando quatro linhas no leilão de transmissão em 28 de março – fruto do conhecimento de alto nível dos técnicos que se formaram na história da empresa – a categoria esperava que o reconhecimento de seu trabalho se refletisse na mesa de negociação.
A Pauta de Reivindicação foi enviada para a empresa em 29 de fevereiro, procurando antecipar ao máximo o início das negociações e garantir um ACT que respeitasse a qualidade do quadro técnico altamente especializado da Eletrobras. A expectativa era que o discurso de que “somos um time”, estivesse presente na mesa de negociação, um “time” onde todos têm seus direitos reconhecidos e sua dignidade preservada.
Esperávamos que o clima de redução de custos que tem sido o mantra da gestão da Eletrobras seja a redução de custos em serviços, que cresceu 14% no último período, ou na folha de pagamento dos administradores, que cresceu 37%. Enquanto isso, a folha de pessoal teve uma redução de 33%, muito devido à redução do quadro, fazendo com que trabalhadores e trabalhadoras que hoje estão na empresa aumentem exponencialmente sua produtividade para garantir a manutenção do Sistema Elétrico Nacional. Em muitos casos, levando até ao adoecimento.
Esperamos que a gestão da Eletrobras reconheça, no curso da negociação desse ACT, a importância da categoria, tal qual reconhece sua própria importância. A expectativa era que, nessa primeira rodada, a empresa apresentasse a prorrogação dos ACTs e termos vigentes para que se tenha uma negociação de fato. Ainda, esperamos que todo e qualquer processo de negociação se guie não apenas pela igualdade, mas que considere o conceito de equidade, haja vista a diversidade existente entre as partes.
A primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da Eletrobras foi realizada na tarde dessa terça-feira, dia 2. De acordo com dirigentes do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) presentes na reunião, “a Eletrobras faltou com respeito às pessoas trabalhadoras, terceirizando a negociação coletiva e apresentando uma proposta de retirada de direitos e benefícios”. Além disso, informaram que “o CNE apresentou suas premissas para a negociação, que passam pela isonomia de direitos entre a categoria e a garantia de condições dignas de trabalho”.

Essas eram as informações dos negociadores da Intersul até o fechamento desta edição. É importante que a categoria permaneça atenta aos boletins dos sindicatos e do CNE. Só com a atuação coletiva será possível garantir os empregos e direitos.

Conselheiro Paulo Horn faz percorrida anual de prestação de contas

Até o final de abril, Paulo visitará todas as Agências Regionais e Administração Central da Celesc

O representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celesc, Paulo Horn, iniciou em março mais uma percorrida anual de prestação de contas de seu mandato. A percorrida nesse ano iniciou pela Regional de Mafra e já passou por Itajaí, Criciúma, Tubarão, Lages e Rio do Sul. Hoje, dia 4, Paulo visita a Regional de Blumenau. Na semana que vem, o Conselheiro visita as Regionais de São Miguel do Oeste (segunda-feira), Chapecó (terça-feira), Concórdia (quarta-feira) e Joaçaba (quinta-feira). 

É fundamental que a categoria se empenhe em participar dos encontros com o Conselheiro e faça os questionamentos e apontamentos que considerar importantes. Afinal de contas, Paulo é a voz da categoria no Conselho de Administração da empresa.

Representantes sindicais de base são eleitos pela categoria

Eleição foi realizada em 25 de março. Posse está prevista para 27 de maio

Na segunda-feira da semana passada, 25 de março, o Sinergia promoveu a eleição para Representantes Sindicais de base de sua área de atuação (Grande Florianópolis). Foram eleitos para a função dezesseis trabalhadores em diferentes postos de trabalho da Cerej, Celesc e CGT Eletrosul. A missão das pessoas eleitas é representar o Sinergia em seu local de trabalho, ouvir demandas da categoria, encaminhá-las à direção do sindicato, participar das reuniões da direção do Sinergia, de rodadas de negociação e ajudar a manter a categoria bem informada e mobilizada sobre as lutas. A posse está prevista para o dia 27 de maio e o mandato será de dois anos.

De acordo com o Coordenador Geral do Sinergia, Tiago Vergara, o balanço final do pleito foi bastante positivo: “não houve qualquer intercorrência durante o processo de votação, todos os trabalhadores conseguiram votar sem problemas e ainda tivemos um saldo bastante positivo, com a filiação de doze novos trabalhadores ao Sinergia somente no dia da votação”.

Confira a seguir os nomes dos eleitos:
CGT Eletrosul Sede: Fábio Cabrera, Thiago Matos
Correa, Lucas Melrose, Márcia Mara de Lara Feldmann,
Diego Luís Tedesco Dandolini e José Ricardo
Tavares
Cerej Sede Biguaçu: Ricardo Scheidt e Ricardo Nemesio
Luz
Cerej Nova Trento: Jackson Jacinto Mistura
Celesc SPOM Serra: André Farias Ferreira
Celesc COAT Biguaçu: Lariessa Natagla Garbossa
Celesc Palhoça: Djan Marcel Mendes da Silva
Celesc Loja São José: Maycon Andrigo Santiago
Celesc Loja Florianópolis: Marcus Vinicius Martins
Celesc Administração Central: Cristina da Silva
Pedro, Irani Dias Júnior, Maria Aparecida Martins e
Marcos Antônio dos Santos

O Sinergia agradece a todas as pessoas que colocaram
seu nome à disposição do pleito e parabeniza
a categoria pela ampla participação no processo eleitoral.